quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Nos EUA não tem pinguço

__Eu trabalhava na recepção do Huntley Lodge quando um visitante bêbado apareceu com a sua esposa.
__-Olá. Como posso ajudá-lo?
__Ele sorria o tempo todo, enquanto a esposa mostrava um rosto tenso, temendo pelas bobagens que poderiam escapar da boca do seu marido.
__-Oi. Eu tenho um quarto reservado.
__-Ok. Confirme seu endereço nesse papel e assine embaixo, por favor.
__Enquanto ele fazia piadinhas, das quais agora eu não me lembro, fui separando os vales a que ele tinha direito.
__-Senhor, aqui estão os seus vales. Eles são todos parecidos, mas cada um é para uma coisa. Por isso, é importante prestar atenção. Nesse aqui, você pode ler "Vale Refeição". Nesse outro aqui, você pode ler "Vale Ingresso". Com o Vale Ingresso, você só consegue esquiar e com o outro você só consegue comer. Não adianta levar o Vale Refeição na bilheteria que eles não vão trocar por um ingresso.
__-He, he! Ok, ok.
__Eu nunca explicava tão detalhadamente o funcionamento dos vales. Bastava mostrá-los aos clientes e dizer as suas funções que tudo ficava bem. Mas aquele senhor estava tão bêbado e entretido nas suas piadinhas que achei melhor reforçar o assunto. Depois, sua esposa teve que arrastá-lo dali, pois ele não queria parar de mostrar o quanto ele era engraçado.
__No dia seguinte, fui para a bilheteria (Ticket Sales), onde eu trabalhava nas quintas, sextas e sábados. Lá pelas 9 da manhã, vi o senhor bêbado da tarde anterior se aproximar da minha janela. E ele estava bêbado de novo, e todo risonho.
__-Oi! Vim trocar esse vale por um ingresso.
__Peguei o vale. Era um Vale Refeição.
__-Senhor, esse vale aqui é um Vale Refeição. Para eu te dar o ingresso, eu preciso do Vale Ingresso.
__-Ué! Mas eles são iguais.
__-Na verdade, está escrito aqui embaixo, olha: Vale Refeição.
__-Por que você não me disse isso ontem?
__Agora ele não estava mais risonho. A ironia é que ele não se lembrava do que eu tinha dito insistentemente no dia anterior a respeito dos vales, mas do meu rosto o filho da mãe se lembrava direitinho.
__-Eu disse, senhor.
__-Não, você não disse.
__-Vou ver se posso fazer algo para facilitar as coisas.
__-Isso, por favor.
__Peguei o telefone e liguei para a recepção. Falei com um dos colegas de lá, o mineiro Negão.
__-Aquele bêbado de ontem está aqui tentando trocar um Vale Refeição por um ingresso. Se eu der um ingresso pra ele, será que depois vocês conseguem ajustar a transação aqui com a bilheteria?
__-Ih, Renan! Não dá não.
__Pronto. Já tinha feito mais do que deveria por aquele pinguço. Se bem que, nos EUA, pinguço não existe. Pode ter cervejuço, whiskuço... mas pinguço não tem, pois não tem pinga.
__-Senhor, o que eu tentei fazer não deu certo. Você precisa voltar para o hotel e pegar o seu Vale Ingresso.
__Ele colocou o dedo na minha cara. A vantagem de trabalhar na bilheteria era que um vidro me separava dos clientes. Assim eu não tinha que agüentar o bafo dele mais uma vez.
__-Olha aqui. Você não me disse nada sobre vales ontem. Isso é errado. Você vai ver só.
__Ele deve ter feito uma daquelas queixas que vai para o relatório de queixas que é aberto para os trabalhadores duas vezes por mês. Bem que eu achava que várias daquelas queixas não pareciam sóbrias.
_
__Janela da bilheteria
__******************
__
Se você quer ser avisado das atualizações do blog, escreva para renancontador-blog@yahoo.com.br. Críticas e sugestões também são sempre bem vindas.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Meu livro

__Como comentei há algum tempo, a minha viagem vai virar livro. Quem estiver interessado nas novidades referentes a ele ou quiser comprá-lo, é só me enviar um e-mail. O endereço é renancontador-blog@yahoo.com.br.

O blog não foi abandonado

__Quero pedir desculpas por dois motivos.
__Primeiro: faz 3 dias que eu não blogo nada. Isso é por causa dos estudos. Estou cursando um número grande de disciplinas na faculdade e o meu tempo está sendo consumido por elas e por obrigações acessórias. Prometo que na terça ou na quarta já tem post novo.
__Segundo: peço desculpas por estar pedindo desculpas de novo. Tem gente que já se irritou e pediu pra eu parar com isso.