sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Comendo porcaria e engordando

__O João, além de vendedor de ingressos e cozinheiro, cuidava de crianças na creche do resort. Certo dia, um holandês apareceu lá para deixar a filha e resolveu perguntar a ele sobre as opções de comida na cidade:
__-Hey, eu queria te perguntar uma coisa: onde é que se come bem por aqui? Digo... não quero nada muito caro, nada de luxo. Queria um lugar que não fosse muito caro, mas que tivesse uma comida gostosa. Onde é que tem?
__O João só balançou a cabeça para os lados.
__-Não tem isso aqui não.
_
__Os tipos mais conhecidos são os caras que sabem um pouco de muito e os caras que sabem muito de um pouco. O João é dos caras que sabem muito de muito. O defeito dele é que ele acha que Contábeis não é uma ciência, e sim uma técnica. Vem aqui na UFRGS que a gente vai te dar um pau!
_
__A comida é uma queixa constante em Big Sky. Todo relatório mensal de satisfação dos clientes que caía na minha mão tinha reclamações do tipo: "A comida aqui é cara e ruim. Não se consegue comer bem em lugar nenhum." Eu comentava com os locais sobre como eu sentia falta da comida do Brasil. Um deles me disse:
__-Cara, por favor, não pense que a comida de Big Sky é igual à comida do resto dos Estados Unidos. A comida daqui realmente é uma bosta, mas fora daqui não é assim.
__Terminado meu período em Big Sky, viajei pelo país e vi que o problema realmente é com a comida da cidade, não dos EUA. Come-se muito bem pela estrada. E engorda-se muito bem também. Eu e a Karlão engordamos 10 quilos cada um.

__Karla. Pra ajudar a descer a comida de Big Sky, vale até neve.
_
__Não me esqueço da vez em que dois brasileiros apareceram no hotel para participar de uma conferência e fizeram para mim a mesma pergunta que o holandês fez para o João:
__-Cara, você que é brasileiro, nos diga uma coisa: tem algum lugar bom pra comer aqui?
__-Não.
__-Putz!
__-Se vocês tiverem grana, até posso recomendar algumas coisas que o pessoal aí gosta.
__-Não, não. A gente não tem grana. Recomenda o mais barato.
__-Certo. Vocês podem ir na cafeteria. É só descer as escadas aqui da direita, virar a esquerda e seguir em frente.
__-Mas como é que é a comida? Dá pra comer?
__-Dá, mas é uma merda.
__Eles riram e depois foram perambular pelo hotel. Mais tarde, no meu horário de almoço, fui comer a minha porcaria do dia na cafeteria e lá estavam os dois brasileiros, comendo hambúrger com cara de tristeza, sobrancelhas para cima numa expressão de nojo e angústia diante da dúvida entre morder mais um pedaço ou botar pra fora tudo o que já entrou.
__Passei por eles e fiz uma brincadeirinha com aquela cena hilária. Mais tarde, eles passaram pela recepção só para comentar comigo:
__-Renan, realmente, era uma merda.
__-Eu disse.

__Você entra na cafeteria do resort e vê as pessoas com essa cara. Então você pega o seu prato, morde o seu lanche e entende tudo.

__No meu penúltimo dia no resort, eu era todo nostalgia. Dava tchau até para as paredes. Sabia que sentiria uma saudade doída daqueles dias incríveis num paraíso de gelo e montanhas. Nesse clima de despedida, até aquela comida horrorosa da cefeteria eu queria bem. Fomos eu e o João nos despedir daquelas carnes nojentas, daquelas costelas sem carne, daqueles frangos ensopados de gordura, das alfaces murchas, das cebolas fedidas e dos camarões podres.
__Para quem não consegue viver comendo mal, vai a seguinte dica: o território americano é enorme. Fique longe de Big Sky.

__A EXCEÇÃO: asas de frango mergulhadas em molho barbecue com mel. Não dá pra perder. É uma delícia do Milkies. Assim que chegar em Big Sky, não deixe de provar.

Um comentário:

jontonucci disse...

Velhão! que tesão só de olhar esse frango do Milkies! saudades demais desses clientes iludidos com a comida (lembro bem do holandês), e saudade zero dessas manhãs frenéticas pela cafeteria (tirando a subida no ônibus falando sem parar com você sobre qualquer bobagem possível). adorei as fotos mais abaixo, sempre saudades da vida de pedestre em Bozeman. Abração companheiro (e gracias pelos elogios)!