terça-feira, 21 de agosto de 2007

Perigos do esqui

__Esquiar não é a prática mais segura do mundo. Fãs do esporte se machucam de vez enquando e podem até morrer.
__As pistas de esqui do Big Sky Resort, o maior dos Estados Unidos, são classificadas de acordo com a habilidade necessária às pessoas que querem percorrê-las. As pistas chamadas de azuis são as mais seguras, enquanto as verdes apresentam dificuldade média e as pretas oferecem as curvas e obstáculos mais desafiadores. É possível machucar-se mesmo numa pista azul, dada a velocidade que se pode atingir nela. Além disso, nem sempre há bastante neve cobrindo o chão de terra ou de pedras. Esquiar num terreno de pouca neve pode ser uma experiência dolorosa.
__Há pistas extremamente perigosas, mais ainda do que as pretas. São terrenos muito inclinados onde existe o risco de avalanche. Não se pode esquiar neles sem a companhia de pelo menos um companheiro. Todos os que decidem descer pistas como essa devem carregar uma pá, para o caso de ter que desenterrar um amigo que tenha ficado coberto de neve após um deslizamento.
__Um dos malucos que descia com freqüência esse tipo de pista era o meu colega de quarto, o Dan. Clique aqui para vê-lo esquiando numa dessas pistas. Outro freqüentador assíduo dessas montanhas mais perigosas era um rapaz que não tinha pernas. Ao invés de sentar-se numa cadeira de rodas, ele ficava sobre um bastão que o ligava a um esqui. Era incrível vê-lo esquiando. Infelizmente, não bati nenhuma foto.
_
__Dan em área de risco de avalanche
_
__Ao longo do meu período em Big Sky, soube de apenas um homem que morreu esquiando. Ele perdeu a vida logo após chocar-se contra uma árvore.
_
__Aviso presente nas pistas mais perigosas da estação de esqui

Nenhum comentário: