quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Estupros na universidade

__Bozeman fica a pouco mais de uma hora de Big Sky. Aproximadamente 32.500 pessoas moram lá. A taxa de desemprego é de 3.2% e a renda per capita é de 26.442 dólares.
_
__Bozeman vista de cima, com destaque para a universidade, a MSU
_
__Quando você caminha pelas calçadas de qualquer área da cidade, as pessoas olham nos seus olhos, sorriem e dão bom dia. Diga que você é estrangeiro e o sorriso delas aumenta. Então elas dão boas vindas e desejam que você passe um ótimo tempo no país.
__Coisa engraçada é andar pela rua principal da cidade, a Main Street. Basta que uma pessoa se aproxime de uma faixa de pedestres que corta a rua e pronto: o trânsito pára de fluir nos dois sentidos. Mesmo que o sinal esteja vermelho para o pedestre e verde para os carros, nenhum veículo se aproxima da faixa. O visitante fica sem entender o que está acontecendo. Ele olha para os motoristas e eles sorriem e cumprimentam. O pedestre só precisa esperar para atravessar a rua se for hora de os trabalhadores voltarem para as suas casas, lá pelas 5 da tarde. Acredito que a cidade entende que esse horário pertence aos motoristas.
__Casas de madeira caracterizam os bairros. Várias delas têm uma cadeira de balanço na frente e aproveitam a sombra de árvores altas. Não há portões ou grades. Os jardins são belos e a grama é muito bem aparada. A cidade é simplesmente um pedaço do paraíso.
_
__Prédios da universidade
_
__Bozeman tem uma bela universidade, a MSU (Montana State University). No meu último dia em Montana, resolvi visitá-la mais uma vez (nos meus quatro meses nos EUA, passei por lá umas três vezes). Dessa vez, fui munido de uma máquina fotográfica. Logo que cheguei, vi desenhos azuis espalhados por todo o chão. Abaixo, a foto de um dos desenhos:
__ __A mensagem diz: essa pegada representa 1 de 160 estudantes da MSU estupradas todos os anos
_
__160 pegadas foram espalhadas pela universidade em sinal de protesto contra uma onda de estupros, além de faixas e convites para uma manifestação no dia 19 de abril.
_
__Fiquem juntos. Tomem a noite de volta

__Fiquem juntos. No dia 19 de abril, represente as 160

__Há mais estudantes estupradas do que estudantes que tentam recuperar a noite (manifestação de indignação pelo baixo número de pessoas que comparece aos protestos)

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisa conhecer Brasília, meu caro. Essa educação no trânsito tb possuímos da msm maneira.. :)