segunda-feira, 9 de julho de 2007

Quinto emprego

__Contei aqui no blog que cheguei no Big Sky Resort com apenas um emprego garantido: o de atendente de bilheteria (Ticket Sales). Falei então dos meus trabalhos eventuais na checagem de ingressos e dos meus dois empregos novos nas recepções de dois hotéis diferentes, o Mountain Inn e o Huntley. Agora, vou falar sobre mais um emprego eventual: o de removedor de neve.
__Uma das minhas colegas do meu emprego principal, na bilheteria, era uma tailandesa. Não sei escrever seu nome, cuja pronúncia é "quei". Eu tinha curiosidade quanto ao seu país e ela também me fazia muitas perguntas sobre a vida no Brasil. Certa manhã, expliquei para ela sobre a minha vontade de recuperar o dinheiro investido no programa de intercâmbio e sobre a necessidade de arrumar mais um emprego (na época, eu trabalhava apenas na bilheteria e no Mountain Inn). Ela me disse que seu marido era responsável pela remoção da neve de alguns lugares da cidade e que ele poderia me chamar para uns trabalhos matinais se eu estivesse interessado. Na tarde daquele mesmo dia, ela me procurou e me disse que eu já poderia trabalhar na manhã seguinte se eu quisesse. Fiquei feliz da vida e topei.
__O local seria o Hill Condo, que vocês podem ver na foto abaixo:
_

____Vista do entardecer no Hill Condo
_
__A remoção da neve começaria às 6 da manhã, com o céu ainda escuro. Um rapaz chamado Jake, de uns 23 anos, com sotaque de inglês, era o gerente da limpeza. Ele apareceu no local de trabalho às 5:50 e distribuiu enxadas para os quatro ou cinco trabalhadores que compareceram. Tínhamos duas horas para tirar toda a neve da frente das portas, das escadas e dos caminhos que levavam das casas até a rua. Os trabalhadores ganhariam 10 dólares por cada abrigo limpo. Jake disse que voltaria mais tarde e desapareceu. Às 8 horas, eu havia completado 6 abrigos.
__Saindo dali, fui direto para a bilheteria, onde deveria trabalhar a partir das 8:30. Pouco antes do almoço, a tailandesa apareceu:
__-Renan, você gostou do trabalho?
__-Claro! É muito bom pegar aquele exercício logo depois de acordar.
__-Você não achou muito pesado?
__-Não. Foi bem divertido.
__-Podemos te chamar para uma próxima?
__-Claro!
__-Quantos abrigos você limpou?
__-Seis.
__-Nossa! Isso é muito bom! O pessoal geralmente limpa cinco.
__-Verdade?
__-Sim. Mas... falei com o Jake por telefone agora há pouco e ele me disse que você limpou dois abrigos e foi embora.
__-Sério? Mas eu limpei seis. Ele saiu de perto de nós logo cedo e não apareceu mais. Não consegui falar com ele.
__-Um rapaz que estava trabalhando lá contou para o Jake que você foi embora lá pelas 6:30.
__-Muito estranho. Eu limpei seis casas e saí às 8:00.
__-Que bom que você está me dizendo isso. Vou dizer para o Jake. Assim ele te paga a quantia certa.
__Na semana seguinte, fui chamado novamente para trabalhar no mesmo lugar à mesma hora. Cheguei no Hill Condo e lá estava o Jake, pegando as enxadas numa casinha de madeira:
__-E aí, Jake?

__Ele era uma figura simpática. Veio falar comigo como se viesse pedir desculpas por um mal-entendido.
__-Oi! Deixa eu te falar... eu não consegui te pagar pelo primeiro dia. Fui lá no seu alojamento mas acabei não batendo na sua porta. Quantas casas você limpou?
__-Eu limpei seis.
__-Estranho. Os rapazes falaram que você limpou quatro.
__Segundo a colega tailandesa, disseram para o Jake que eu limpara dois. Agora já eram quatro.
__-Sei que alguém falou que eu limpei dois abrigos. Também sei que o pessoal geralmente limpa cinco. Então, se você quiser me pagar por cinco, pode ser. De repente eu limpei cinco e achei que limpei seis.

__-Ok. Depois a gente vê isso então. Vamos trabalhar?

__-Vamos lá.
__Dessa vez, não consegui limpar mais de quatro abrigos, pois havia muita neve acumulada nos caminhos que levavam das casas ao estacionamento. Nunca mais me chamaram para o trabalho. No final das contas, Jake me pagou 80 dólares, ao invés do valor correto de 100 dólares. Me passaram a perna e me derrubaram: perdi o emprego e saí mal pago.

Um comentário:

Scarlett disse...

Eu acho q vc limpou 7 abrigos e não se fala mais nisso! :D
Mal pago??? Mas 80 dólares? Eu faria de graça pra ouvir um Inglês falando Inglês.
Legal, parabéns pelo espírito engajado q tu tinhas, não negava serviço né?