terça-feira, 10 de julho de 2007

Honestidade de Brasília

__No post Honestidade de Bozeman, falei sobre o Backpackers, um albergue que funciona na base da confiança na cidade de Bozeman, Estado de Montana. Agora vamos para algo parecido que existe no Brasil.
__A revista Carta Capital, na edição de 11 de julho deste ano, fala sobre o Açougue Cultural T-Bone, em Brasília. Não é centro cultural. É açougue cultural mesmo.
_

_
__A casa de carnes guarda mais de 500 títulos de literatura. As pessoas que passam lá podem pegar qualquer livro e devolver quando quiserem. Luiz Amorim, dono do açougue, diz que a maioria dos leitores devolve as obras, embora não cobre a devolução dos livros, que estão à disposição de quem quiser desde 1984.
__O acervo de livros é alimentado por doadores. No dia 21 de junho, Amorim lançou a Parada Cultural: um ponto de ônibus com um acervo de 6 mil livros à disposição da população, expostos 24 horas por dia. Um atendente cuida dos livros no horário comercial. Durante a noite, quem quiser pegar um livro só precisa deixar nome, telefone e nome do livro em um caderno. Desde então, 500 livros foram emprestados. Todos eles foram devolvidos.
_


Clique aqui para acessar o site do açougue.

Nenhum comentário: