sábado, 3 de março de 2007

Emprego provisório

__Os primeiros dias de trabalho no Ticket Sales foram calmos. Poucos clientes vinham às nossas janelas para comprar ingressos. Eu até ficara preocupado com a possibilidade de o resort não conseguir manter o emprego de todos nós, intercambistas. Mas já na segunda semana a coisa mudou bastante. As férias de Natal estavam acabando e o resort ficou lotado de estudantes que queriam aproveitar os últimos dias de folga para esquiar.
__Todos os ingressos que vendemos carregam códigos de barras. As pessoas usam esses ingressos para tomar um teleférico que leve ao ponto da montanha que elas preferirem. Empregados equipados com scanners guardam os teleféricos, checando o código de barras dos passes e determinando quem passa ou não.
__Na segunda-feira que marcou o começo da semana mais movimentada do resort até então, Jan, meu chefe, pediu que alguém de nós pegasse um scanner e fosse ajudar os Guest Services, os empregados que checam os códigos de barra. Eu me ofereci para fazer o serviço. Então ele disse:
__-Você precisa se agasalhar.
__Eu estava vestindo três calças, duas blusas de frio, uma jaqueta de couro, uma bota impermeável própria para neve e dois pares de meia, e ele me dizia que eu deveria me agasalhar. Por cima da jaqueta de couro, coloquei a jaqueta especial para frio do Guest Services.
__Peguei um scanner com meu chefe e fui para a fila de um dos teleféricos. Junto comigo trabalhava um rapaz que percebi ser brasileiro por causa do sotaque. Mesmo sabendo que éramos do mesmo país, fiquei falando com ele em Inglês. Depois de uns dez minutos trabalhando juntos, perguntei para ele, em Português:
__-Como é que você chama?
__-Você é brasileiro?
__-Sou.
__-Por quê não falou antes, seu bicha?
__Depois que um skier sobe a montanha pelo teleférico e desce esquiando, ele procura outro teleférico para descer uma nova parte da montanha. Muitos dos skiers gostam de usar o mesmo teleférico várias vezes e eu preciso checar seus ingressos em todas elas. Algumas pessoas ficam irritadas por serem checadas repetidamente para acessar o mesmo local. Mas a maioria é muito educada e agradece depois de ter o ingresso verificado. Muitos brincam com a situação. Há também os que esperam um vacilo do empregado para então passar direto, sem ser checado.
__O scanner tem o formato de um revólver. Eu me aproximei de um senhor com a "arma" na mão e disse:
__-Posso checar o senhor?
__-Só se você não me machucar.
__-Isso eu não posso garantir. Isso é uma arma.
__-Ai! Você me acertou!
__Quando eu checava uma senhora pela terceira ou quarta vez, ela me perguntou, com simpatia e bom humor:
__-Por quê é que você tem que me checar toda vez que eu passo aqui?
__-Esse é o meu trabalho. Eu sou pago para tomar o seu tempo.
__Nas três horas que trabalhei checando ingressos, uns três americanos me perguntaram de onde eu era e a razão da viagem, depois do que davam boas vindas ao seu país e se despediam com um sorriso largo no rosto. Eles realmente sentiam prazer em nos receber.
__Em menos de uma hora de trabalho eu já estava congelando, mesmo com todo o agasalho.

4 comentários:

Darlene disse...

I'm happy that the people are being nice and friendly with you. I know some of them think they don't have to follow the rules and have their ticket scanned, but they need to understand that there is a reason for it.

Sometimes people take out their frustration on you because you are the person they have contact with.
We have a saying in America, "I'm just the messenger". That means you don't make the rules, you just have to follow them and make sure the public follows them too.

mamãe disse...

Nossa Renanzinho, imagino o frio que deve ser nas montanhas... por isso o cuidado e tanta recomendação do teu chefe.
Imagino tu tremendo o tempo todo!!
Um beijo filho

Renato disse...

puts brother,,kurti bastante o seu blog,,,,eu jah tava com vontade d ir trampar no fim do ano,,agora to com masi ainda,,,,eu akbaei d voltar dos eua no ano passado eu fikei 1 ano ai,,e achei irado,,,mas eu soh to com medo d tipo naums ei como arranjo emprego e tal,,como q rola??
abraço
c kiser pega meu msn ai pra nois troka umas ideias
vianarenato@hotmail.com

Renan Caleffi de Oliveira disse...

Nesse link tu podes ver como conseguir o emprego:

http://viagemeua.blogspot.com/2006/12/resumo-do-programa.html