sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Resumo do dia do visto

Meu horário marcado era 7:30. Cheguei às 7:00 no consulado, e a fila já dobrava a esquina, mas andava rapidamente.

Uma vez dentro do consulado, o procedimento era retirar uma senha, entregar os documentos, registrar as digitais e ser entrevistado. Mas tivemos um problema: não sei se por erro no registro do pagamento de uma taxa ou se porque havia muita gente da minha agência ocupando todo o horário de atendimento da manhã, o consulado decidiu que o pessoal da minha agência seria atendido por último. Isso nos deixou preocupados. Pensamos que os entrevistadores poderiam ficar irritados e, assim, negarem mais vistos que o normal.

Esse medo aumentou quando vimos uns quatro estudantes de cidades diferentes tendo seus vistos negados. Mais tarde, soube que os três vistos negados de Porto Alegre correspondiam aos estudantes em maior situação de risco, por ter ou idade mais próxima de 28, ou inglês muito básico ou permanência ilegal anterior nos EUA. Por isso, acredito que nosso medo foi só um engano. Parece-me que os entrevistadores não ficaram irritados e, se ficaram, não negaram os vistos por isso.

Minha entrevista foi bem tranqüila. A conversa foi em português. Só fui perguntado sobre minha faculdade, o local para onde eu iria viajar e quando eu me formaria.

Então é isso! O visto chega por SEDEX nos próximos dias. Estou com um pé aqui e outro lá.

2 comentários:

Rosicler disse...

oi meu sobrinho querido!!!
continue assim, nos mantendo informados sobre os seus passos que antecedem a viagem. Estou feliz por estar indo com vc, através dos seus textos. Obrigada. Bjs no coração!!!

Queila disse...

Olá, estou sempre lendo seu blog, muito legal. Estou pretendendo fazer um programa de intercâmbio agora no final do ano para os EUA, e estou na espectativa da entrevista para o visto. Você teria uma relação das perguntas em inglês que eles costumam fazer na entrevista?? Se vc puder me mandar, agradeço muito. Boa viagem, e continue atualizando aqui!!!
;)